Thursday, April 08, 2010

Poema Ameríndio

Mulher morena,
morena,
manjar delicado, sorriso
da água,
teu peito não sabe
de mágoas,
teus olhos não sabem
de lágrimas.


Porque és a mulher mais morena,
a mais bela,
a minha rainha,
deixo a água do amor
arrastar-me na corrente,
deixo a paixão, a tormenta,
levaram-me até ao manto
que te cinge os ombros
e a saia revôlta
que abraça os teus músculos.


Quando é dia, já não pode
chegar outra noite;
abandona-me o sono
e a aurora não chega.


Tu, minha rainha,
ó senhora minha,
já não quererás
pensar em mim quando
o leão e o lobo
venham devorar-me
no cárcere fundo
cá onde me encontro,
nem quando saibas
que estou condenado
a não ver mais mundo,
ó senhora minha,
tu, minha rainha?


Poemas Ameríndios - Helberto Hélder

4 comments:

Anonymous said...

Ó mor, este poema é sobre mim?

É que está cheio de palavras difíceis, de mil significados, com tantos sentidos, já me pedir no meio de tanta água. E a rainha de que falas sou eu? Mas eu não tenho coroa, nem uma, nem de fantasia.

Ai que eu estou tão perdida.


Pronto, vou jogar buzz, assim pode ser com o estímulo, comece a perceber estas coisas....

evidente.mente said...

Tenho a certeza que a tua rainha, sendo clemente e compassiva, quando estiveres no cárcere mais fundo mandará os seus soldados, guerreiros, afastar os leões e os lobos com as suas tochas e puxar-te com as suas cordas, para te levar para junto dela.

Anonymous said...

Ó mor,mor

Ishia, é o quê?
Será que é uma doença, ou é algum osso, ou membrana, já sei é um antidiotico.

É que ela, escreve ainda mais complicado do que tu.
Achas que é um problema de sangue?

Agora fiquei mesmo confusa
vou jogar buzz, pode ser que tenha lá alguma pergunta, cuje a resposta seja Ishia.

evidente.mente said...

Ishia é uma mistura de ideias, sentimento e sorriso. Há uma ilha em Itália chamada Ischia, também. Mas gosto de jogar buzz e de aprender palavras novas com os dicionários online. Cuidado, blogosfera, porque hoje estou inspirada. Diria, arrebatada.

=D